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A Internet é um ótimo canal de vendas

As vendas pela internet vêm aumentando em um ritmo acelerado, e os resultados obtidos por algumas empresas são cada vez mais surpreendentes. Atualmente, diversas lojas operando na internet, ou seja, as lojas virtuais, não tem endereço físico, mesmo assim, realizam o comércio de mercadorias atendendo aos seus clientes de forma eficiente. 

De acordo com a Pesquisa do Google divulgada no site g1 mostra que o comércio eletrônico deve dobrar seu protagonismo nas vendas do varejo até 2021, aumentando em média 12,4% ao ano. Isso representa que as vendas vão duplicar em cinco anos, próximo a R$ 85 bilhões. O E-commerce deve saltar de 5,4% em 2016 para 9,5% em 2021. 

O perfil do sexo feminino é: classes sociais A e B de 25 a 34 anos, e até mesmo a faixa entre 18 e 24 anos. E a classes C, de 25 a 34 anos. Os usuários do sexo masculino é o perfil que se faz mais presente e são classes AB e C 25 a 34 anos, com a mesma faixa etária. Por derradeiro os homens entre 18 a 24 anos A/B. 

Os celulares são os mais desejados, quase 3,3 milhões de internautas. Posteriormente, os automóveis quase 3 milhões de pessoas; já os livros aparecem em terceiro lugar: 2,8 milhões, logo depois informática (2,42 milhões) e artigos para casa e decoração: por volta de 2,41 milhões. 

Quem são os compradores na internet? 

Para Las Casas (2008), os consumidores contemporâneos têm sede de informação, querem os melhores serviços e produtos e escolhem o que realmente compram. Maior acessibilidade à informação, sofisticação e enfoque no valor transforma o cliente em mais exigente quanto à realização de suas necessidades. 

Hoje, já não é mais preciso sair de casa ou do trabalho para fazer compras, uma vez que, por intermédio da rede, pode-se realizar tudo isso onde você está, no comércio virtual, para o qual é suficiente apenas existir um computador ligado à internet para que seja possível ter acesso a todas as informações desejadas referentes aos produtos de interesse. Estamos nos referindo uma forma moderna, segura e cômoda de fazer negócios, sejam essas simples aquisições de produtos ou transações comerciais de maior importância. 

O comércio eletrônico, ou em inglês “e-commerce”, corresponde à compra e venda de produtos ou serviços pela internet, através uma estrutura tecnológica que possibilita o processamento e a transmissão de dados. Por meio dele, as empresas podem aperfeiçoar os seus processos, divulgar produtos e serviços, começar ou expandir o relacionamento com clientes, aumentando seu rendimento e sua atuação para novos mercados. 

O comércio eletrônico é um espaço virtual no qual produtos e serviços são ofertados aos clientes por meio da internet. É um canal online em que consumidores podem fazer e seguir as compras, solicitar encomendas, processar transações financeiras, entre outras coisas, diretamente de qualquer lugar. 

O sucesso de qualquer empresa que disponibiliza produtos e serviços para seus clientes por meio da internet se baseia em três princípios básicos, ou seja: a cultura internet; a comunicação e o marketing digital. Todo empresário, de qualquer nível, pode criar sua loja virtual e fazer negócios através do comércio eletrônico, é preciso ficar atento para os seguintes detalhes: saber quais são os princípios para estar atuante na internet; quais são os principais caminhos para um site obter sucesso; e como implementar uma estrutura interna adequada para praticar a venda pela internet. 

Dicas para o sucesso no mercado digital. 

Elabore um Plano de Negócios, que reduzirá as chances de fracasso e testará se o projeto é viável. Tenha em mente também que é possível concorrer em nichos, onde o pequeno negócio poderá ser mais eficiente, ou no mercado popular, em que a competição será basicamente por preço. 

Ser verdadeiro e legal 

Deve-se evitar prometer o que não se pode cumprir. Também é bom não deixar o cliente perdido, por exemplo, sobre frete ou prazo de entrega. 

Isso dará credibilidade ao site e poderá ser fator decisivo na hora de fechar a fatura. Já quanto ao aspecto legal, os empreendimentos devem estar de acordo com as regras obrigatórias para funcionamento de lojas virtuais (nome, CNPJ, CAC, etc.). 

Ter obsessão pela logística 

Não existe contato pessoal na compra pela web, e isso gera uma grande angústia no cliente para receber a mercadoria. O tempo efetivo da entrega deve ser igual ou menor que o prazo estipulado no site. E a mercadoria tem que vir impecavelmente embalada. 

Oferecer multicanais ao cliente 

É necessário estar ativo nas redes sociais, ter um chat ou um e-mail específico para atender ao cliente, colocar o número de telefone bem visível no site. 

Avaliar a possibilidade de criar um blog, principalmente se estiver em um mercado de nicho em que conteúdos sejam influenciadores de compra. Além de alcançar o público-alvo, o blog serve para divulgar ofertas da loja, o que auxilia aos mecanismos de busca atribuir destaque à loja. 

É importante ajudar ao máximo o acesso do cliente ao negócio, pois o comprador pode precisar contatar a loja antes, durante e depois da compra. E todos os canais precisam estar funcionando e disponíveis. Se pelo menos um não funciona, é melhor não ter. 

Montar uma equipe preparada e bem treinada 

Para criar o conteúdo, o design, e também de questões referentes à tecnologia da informação e ao marketing. Todos esses profissionais devem dialogar, participar, para que se alcance o objetivo no trabalho que cada um executa.

Anunciar 

Uma boa maneira é começar fazendo testes com pequenas quantias e medindo os resultados (analisar se ocorreu aumento de cliques, de visitas e de vendas). 

Há muitas maneiras de fazer anúncios na internet: por links patrocinados (evidencie o empreendimento em sites de pesquisas como Google e Yahoo) ou pelas mídias sociais (canais onde se consegue ter uma segmentação de público-alvo mais estratificada – também se paga por clique). 

Em todos esses tamanhos de anúncio, o mais comum é pagar por clique. 

Ter um site seguro 

Há diversas empresas que oferecem serviço de proteção ao site, análise de vulnerabilidades e inibir ataques para garantir operações seguras. É preciso mensurar a solução ideal para o porte do negócio, mas não se pode deixar de garantir segurança ao cliente no momento da transação, pois este é um dos fatores mais determinantes no fechamento de vendas no mercado digital. 

Vendas é o oxigênio de toda e qualquer empresa. Se esta fazendo vendas a empresa trabalha no azul, as contas são quitadas, os colaboradores ganham, o proprietário ganha, o faturamento é bom e todo mundo fica feliz. 

Mas quando as vendas não acontecem de forma natural, um mês vendendo bem outro não, o sofrimento do empresário é constante e rotineiro. 

Em síntese, investir num canal de vendas rápido e eficiente é um diferencial competitivo para qualquer tamanho de empresa.

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